sábado, 10 de julho de 2010

Orgulho e Preconceito - Jane Austen.

Autora: Jane Austen
Original: Pride and Prejudice.
Editora: Landmark.
Páginas: 400.

A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernindade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo sempre destila uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. '' Orgulho e Preconceito'' (1797) é a obra mais conhecida da autora.
                                                 -  Ed. Martin Claret.

" É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa."

Essa frase é a que inícia o livro. Para os leitores mais dogmáticos o livro parece que tratará apenas de um romance burguês, sem grandes lições ou emoções. Mas isso começa a ser desmacarado logo nas primeiras páginas quando surge uma adorável ironia que dura até o fim do livro.

Sou completamente suspeita a dar minha opinião a respeito deste livro, pois tenho como um dos meus favoritos e digo o mesmo em relação a escritora. Adoro a escrita de Miss Austen, seu humor afiado, sua infinita perspicácia, e ao meu ver ela é única ao transcrever para o papel, emoções e sentimentos tão complexos do ser humano.

Orgulho e Preconceito conta a história de duas irmãs - Elizabeth e Jane Bennet - que sonham em se casar por amor e ser feliz até o fim de suas vidas, em uma época na qual os casamentos eram arranjados e sem qualquer tipo de afeto entre os cônjuges. Na verdade, não é apenas a história das irmãs Bennet, já que o livro é enriquecido de personagens que nos fazem amá-los e às vezes detestá-los.

Apesar de ser escrito no séc. XVIII e de retratar a sociedade burguesa e rural daquela época, o fato é que encontramos muitas características que até hoje existem, como as faíscas jorradas quando dois jovens se encontram, o grande preconceito que existe nas classes sociais, o orgulho que é uma grande barreira a ser superada para deveras sermos felizes, atitudes ridículas e irresponsáveis que cometemos no nosso dia a dia e por fim uma parte dos nossos sonhos que coincidem com o dela, mesmo que vivamos em mundos diferentes.

Como não gostar da inteligente e irônica Elizabeth ? Da doce e inocente Jane, da sempre inquieta Mrs. Bennet, das espevitadas e tolas Kitty e Lydia, da ''intelectual" e persistente Mary, do sempre sarcástico Mr. Bennet, e não menos importante do sorridente Mr. Bingley e do carrancudo e lindo *suspiros* Mr. Darcy. (Para mim o personagem mais encantador da literatura, deixando no chinelo o tal Edward Cullen.)

É um livro único, que nos traz milhares de sensações ao lê-lo.

Ainda recomendo o filme: Orgulho e Preconceito (2005) com Keira Knightley e Matthew Mcfayden, como protagonistas. O filme é bom, e se você gosta de trilhas sonoras e fotografias, com certeza irá adorar este.
Há também a série da BBC (1995) tendo Jennifer Ehle e Colin Firth nos papéis principais, por ser uma série com seis episódios é mais completa do que o filme. Eu adoro ambos !! Vejam !!! Leiam !!

P.S: Já li também "Razão e Sensibilidade" e "Persuasão" da mesma autora. Recomendadoo !

Nenhum comentário: